Casamentos no interior & Casamentos na fazenda

Os casamentos no interior são lindos. Muitos noivos querem fugir do tradicional e estão optando por espaços abertos, com área verde, mais rústicos e diferenciados.

Existem opções de fazendas lindas, para casamentos no interior, próximas a São Paulo. As cerimônias ficam maravilhosas ao pôr do sol o que gera fotos incríveis. Muitos espaços ainda são mais em conta que os de São Paulo o que acaba atraindo os noivos.

Algo a ser pensado com carinho pode ser o deslocamento, pois na maioria das vezes os convidados acabam dormindo na cidade do casamento (normalmente ficam a pelo menos 1h de SP), dai já exige o custo de transporte e hotel. Alguns optam por ir e voltar no mesmo dia, o que não é prudente por questão de segurança (além do horário, cansaço, ainda tem a bebida).

Outro ponto que pode atrapalhar é em caso de chuva… Por isto sempre opte por lugares que teriam um “plano B” (uma área coberta para recepção) e estrutura em caso de chuva

casamentos no interior
Foto Victor Hara

Os noivos buscam espaços alternativos querem fugir do estilo Buffet tradicional. Por gostarem de natureza, do verde, do ar de fazenda estes casamentos na essência agradam pela simplicidade do verde e normalmente o ar rustico que o lugar oferece. A ideia dos noivos é que seus convidados se sintam à vontade.

Casar no interior demanda também uma boa organização. Dependendo do local, o fornecimento pode ser comprometido por conta da distancia ou uma via de acesso mal pavimentada.

Normalmente os espaços são mais baratos do que na capital e isso pode ser visto como um bom diferencial. Dependendo da região pode haver bons profissionais, porem quando se opta em levar os profissionais de SP deve ser levar em conta possíveis taxas de deslocamento que pode encarecer principalmente se for o Buffet e decoração, considerando um casamento em espaço top em São Paulo ainda sai mais em conta uns vinte por cento casar numa fazenda.

Claro que fornecedores do interior nem sempre tem a mesma experiência dos de São Paulo. Atrasos na entrega, problemas com montagem não são incomuns. O mercado de casamentos em São Paulo tem um padrão internacional por ser uma das mais importantes cidades do mundo.

Para evitar qualquer imprevisto o segredo é uma boa organização. Ter confiança nos fornecedores contratados, acompanhar desde cedo a montagem do casamento, ter um check list impecável e todas as atividades alinhadas com a noiva.

  • Existe alguma coisa que não é possível realizar em casamentos na fazenda no interior ou tudo é possível?

Existem espaços que tem sus restrições, então sempre vale a pena checar antes. Espaços com horários de termino por causa do som, por exemplo… Em todos espaços, inclusive em SP existem algumas restrições, sempre vale a pena checar antes para não ter sustos.

  • Como lidar com a questão da infraestrutura? A maior parte dos lugares já possui uma estrutura montada? 

Eu costumo recomendar locais com toda infra estrutura principalmente a de cozinha e banheiros… Muitas vezes o barato sai caro… aquela estória de alugar uma casa e montar uma big festa… Tem que ver se o espaço comporta, se está adequado. Já teve casos de fazermos todo o piso e cobertura numa festa para 400 pessoas, é super trabalhoso e caro… mas depende da verba e sonho de cada casal. A empresa ficou 7 dias direto trabalhando  o resultado foi perfeito.

  • Para os que não têm, é possível contratar isso?

Sim, mas sempre avaliando o espaço que temos, se será viável ou não… é muito difícil quando o terreno não é muito regular. Tb depende muito do que o casal espera e quanto quer investir.

  • Para as noivas que moram longe, como funciona a logística de organizar um casamento “à distância?”

Hj super tranquilo… tenho muitas noivas de fora de SP e ate do Brasil… Coma tecnologia hj tudo é possível reuniões via skype, MSN, etc… Ja tive noivas que conheci pessoalmente na véspera do casamento! E se a noiva é de SP e o espaço no interior, alguma visitas técnicas resolvem e o resto pode ser fito tudo por SP mesmo. Se o fornecedor for do interior normalmente agendamos um dia e resolvemos várias coisas juntas.

  • E sobre os convidados? Com quanto tempo de antecedência deve ser avisado que o casamento será longe de casa? Existe algum tipo de cuidado extra que a noiva deve ter ou as preocupações são as mesmas de casar na cidade grande?

Sempre recomendo um “save the date” em média 6 meses antes para os convidados já se programarem. Tb acho muito útil um site com todas as informações do casamento, estilo de roupa, sugestão de hotéis, mapa, cabeleireiro próximo, etc…

  • Fora isso, existe alguma outra preocupação fundamental? 

Sempre é importante pensar no bem estar do convidado, procurar espaços/fazenda que tenham fácil acesso, com hotéis próximos (normalmente com opções para todos os perfis de bolso para ninguém se sentir constrangido ou deixar de ir). Sempre é bom passar o máximo de informações possíveis. Costumo sugerir a contratação de vans dos hotéis para as fazendas para evitar riscos (assim os convidados curtem mais a festa e chegam em segurança).

  • Existe alguma coisa que ninguém conta, mas que as noivas devem saber sobre casar no interior?

Eu costumo sempre perguntar o porquê escolheram casar no interior… As noivas devem saber que a quebra no número de convidados acaba sendo maior. Que dependendo do local sempre é bom evitar datas que sejam feriado por causa do transito.

  • Alguma dica fundamental para noivas que optam por casar no interior? 

Sim, tenham sempre muita estrutura e certeza do que estão contratando. Escolha um espaço organizado e acostumado a fazer casamentos. Evite meses muito frios em espaços muito abertos. A ajuda de um bom profissional de assessoria é fundamental, pois a logística e preparo de um casamento no interior é muito mais difícil do que um casamento em SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *